A origem do termo inglês Progressive Web Apps ou PWAs elas são o novo passo para a evolução da web. Em 1993, nos primórdios da web, o suporte existia para sites estáticos com HTML, mas no ano de 1995 nasceu o JavaScript, que transformou a web em dinâmica.
A Web 2.0 com o Ajax veio aparecer quase 10 anos depois, fato esse que possibilitou a busca e/ou envio de dados para o servidor sem precisar fazer atualização da página no browser.
Com o lançamento do HTML5 e do CSS3 no início dos anos 2010, iniciou-se a era do design responsivo. E, agora, estamos presenciando a era da PWA.
Nos últimos cinco anos, a web evoluiu muito! Hoje, é possível usar a câmera do computador por meio do browser para tirar fotos ou fazer streaming de vídeo. As API's da web continuam evoluindo e isso tem possibilitado aplicações cada vez mais complexas somente com o uso de HTML, CSS e JavaScript.
Todas essas evoluções registradas na web estão nos permitindo levar todas essas funcionalidades para o mobile também. É aqui que entra a PWA.
O que é uma PWA?
No entanto, como podemos definir a PWA? Uma Progressive Web Apps é aquela que implementa um conjunto de técnicas para oferecer a melhor experiência na web e, progressivamente, oferece funcionalidades que antes só estavam disponíveis nativamente, seja no desktop ou no mobile.
Uma PWA pode ser vista também como uma evolução híbrida entre as páginas da web regulares (ou sites) e um aplicativo móvel.
10 características que uma PWA deve ter
O Google diz que uma PWA deve apresentar 10 características que listaremos abaixo.
Ficou interessado em possibilitar o funcionamento mesmo quando o internauta está offline? Quer saber mais sobre como a PWA pode ser útil para sua empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como a PWA pode revolucionar.