contato@system-dreams.com
+55 11 5071-0309 / +55 11 4506-3108 / 950.313.118

O que muda? (Google Mobile-First Index)
Dois possíveis efeitos trazidos pelo Google Mobile-First Index

 

Com certeza, você já sabe que o mobile é uma tendência e que a maioria das pesquisas que as pessoas fazem no Google são a partir dos dispositivos móveis. Sendo assim, não é de hoje que o mobile impacta no ranqueamento das páginas.

No entanto, o mobile ganha mais importância, pois é por meio dele que a indexação do Google ocorrerá. Não entendeu? Vamos explicar! A indexação do Google será feita tendo como base a versão mobile que sua página apresenta.

O processo de indexação do Google consiste a partir do momento que os robôs buscam informações no seu site e a partir do que encontram é que vão dar as respostas ao buscador. Isso é a indexação.

A partir de agora, com o Google Mobile-First Index será baseado somente na versão mobile da sua página. Antigamente, o mobile ajudava no bom posicionamento da sua página, mas agora, ele será fundamental.

Não há como negar, ele está aí e tem interferido no ranking do mobile e, ainda, pode impactar no tráfego do seu site.

Automaticamente você pensou no gráfico do Analytics? Pois é, se os resultados estiverem caindo, isso tem relação direta com o mobile-index first, pois sua página não conta com uma estrutura mobile otimizada.

Não há motivo para pânico, mas para ficar atento, pois essas alterações acontecem de forma gradual assim como todas as outras grandes modificações que o buscador costuma fazer.

Afinal, assim como pra quem tem página, esse também é um novo desafio para o Google, pois ele também precisa criar os meios para que a análise das versões mobiles sejam feitas por meio dos seus robôs.

Essa ação veio não só pra avaliar como essa nova indexação está acontecendo como também para não prejudicar o usuário e, ainda, dar tempo a fim de que as empresas que tem site promovam as alterações necessárias em seus domínios.

Dois possíveis efeitos trazidos pelo Google Mobile-First Index?

O Google vai primeiramente, promover uma análise dos diversos sites e depois vai indexar os que já estão prontos para a versão mobile.

Isso pode trazer: duas diferentes versões da SERP, pois será criada tanto uma versão para desktop quanto para mobile e SERPS diferentes para pessoas diferentes. Com isso, os internautas acabaram recebendo de forma aleatória ou o desktop-index ou a versão mobile-index.

Só depois de tudo isso é que a indexação acontecerá apenas a partir da versão mobile da página. É fato que não há uma data definida para isso, mas é fundamental estar atento para não ser prejudicado.

Se sua empresa ainda não tem uma versão mobile, o buscador continuará consideração sua versão para desktop, mesmo fazendo uso do mobile bot.

E se, porventura, sua empresa ainda não dispõe de uma versão mobile, nós da SystemDrems recomendamos que você crie uma o quanto antes.

Essa ação é importante, pois o Google já está provendo a indexação daqueles que já contam com a versão mobile index e quem estiver preparado, conseguirá a indexação primeiro. Quando mais você demorar, mas o seu ranqueamento ficará prejudicado!

 


 

Escreva um comentário:

 

Comentários cadastrados:

 

Nenhum comentário cadastrado

CADASTRE-SE
RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS