O e-mail marketing é uma ferramenta de relacionamento muito comum dentro do marketing. O grande sucesso da ferramenta está ligado às ações de marketing que devem ser adaptadas com o público-alvo e a empresa.
Veja abaixo os 6 passos para melhorar a entregabilidade do e-mail marketing segundo Karen Vedoveli, especialista de e-mail marketing na Serasa Experian:
1: Autenticação de remetente (SPF, DKIM, Sender ID)
Cada um dos provedores exige uma série de autenticações de remetente e elas devem ser feitas para garantir a passagem pelo primeiro filtro anti-spam.
2: Lista opt-in
E-mail marketing não é ferramenta de prospecção e sim de relacionamento. Por isso, se comunique apenas com quem explicitamente quer receber.
3: Lista ativa e higienizada
Mesmo aquele que deu opt-in para receber e-mail marketing, pode ter mudado de ideia. Portanto, não espere que ele se descadastre ou reporte como spam, envie e-mails apenas para aquele que interage com frequência e que interagiu recentemente.
4: Feedback loop
Fique integrado com os provedores e receba informações de quem está reportando sua empresa como spam e inative essas pessoas.
5: Frequência e volume
Mantenha uma frequência de comunicação e um volume que cresça de forma orgânica, assim o provedor saberá que existe uma base consistente e um crescimento natural.
6: Relevância de conteúdo
Mantenha um bom relacionamento com a base mandando mensagens relevantes e com assuntos interessantes. Faça uma central de preferências, segmente e analise.
Com esses principais passos, o disparo será otimizado e os objetivos atingidos com sucesso. Mas lembre-se que o seu conteúdo também deve ser confiável e interessante para que a leitura e o hábito de interagir com seu e-mail marketing seja feito com frequência pelos destinatários.