contato@system-dreams.com
+55 11 5041-6352 / +55 11 4506-3108 / 950.313.118

Entenda o que é o benchmarking
Por que a aposta no benchmarking é fundamental para as empresas?

 

Entenda o que é o benchmarking e como ele pode beneficiar sua empresa

Independentemente da área, a comparação é o meio usado para avaliar se algo que foi criado ou executado resultou em algo de valor. Diante disso, quando trazemos isso para o mundo dos negócios que é tão competitivo, o benchmarking passa a ser um instrumento para avaliar como a sua empresa está se saindo diante da atuação da concorrência.

Muitas vezes, os donos de empresa acham que estudar as melhores práticas é algo que só deve ser feito por companhias de grande porte, mas o benchmarking deve fazer parte do seu cotidiano, porque por meio do que ele apontar, ficará mais fácil tomar as decisões e como resultado, o negócio melhorará, trazendo mais lucro.

Esteja certo de que se o seu desejo é ser referência no segmento em que atua ou se almeja lucrar mais, a prática do benchmarking precisa ser incorporada.

Tal assunto pode soar como novo pra você, porém o Marketing Digital avançou, a pandemia fez com que a necessidade de negociar online crescesse e diante disso, a avaliação oferecida pelo benchmarking passou a ser mais do que necessária.

No entanto, você que lê esse texto e que está se deparando com tal terminologia pela primeira vez não se assuste, ok? Pois, nos próximos tópicos explicaremos tudo isso e, principalmente, pontuaremos as vantagens dessa ferramenta, por isso, continue lendo esse artigo.

 

Definindo benchmarking!

Traduzindo do inglês para o português, benchmarking quer dizer ponto de referência. Sendo assim, esse instrumento consiste em fazer uma pesquisa entre as empresas que atuam no mesmo segmento que o seu, tendo como foco a avaliação dos produtos e dos serviços.

Como será feito um monitoramento de mercado, será preciso analisar, interpretar, avaliar e mensurar todas as informações obtidas. Diante do que foi coletado, a empresa observará quais são os itens que tem impacto em seu desenvolvimento no mercado.

Depois disso, a equipe fará os indicadores-chave de performance frente aos fatores observados anteriormente. Como o significado de benchmarking é ponto de referência, sua equipe de marketing poderá fazer uso de tal levantamento para aumentar a fatia que tem de mercado ou, ainda, elevar a posição.

 

Por que a aposta no benchmarking é fundamental para as empresas?

Querer saber como nos posicionamos em relação aos concorrentes é fundamental, pois assim o crescimento e o desenvolvimento acontecem. Para isso, é necessário apostar na comparação.

Quando o comparativo é executado, a empresa que foi atrás disso inevitavelmente deverá buscar a mudança, pois só assim seus processos evoluirão, porque ações praticadas pelos seus concorrentes vão ajudar a sua empresa.

Contudo, é preciso ter muita atenção, porque nem sempre o que a concorrência faz é a melhor opção para a sua empresa.

Se a sua companhia adotar uma postura reativa frente aos resultados do benchmarking, a tendência é que somente você saia prejudicado, mas quando a postura é a favor de melhorar o que não está dando certo, os benefícios são sentidos. Quer saber quais são eles? Vamos lá!

Com as descobertas da análise do benchmarking, sua empresa poderá traçar um plano de ação com habilidades e estratégias que te levarão para o crescimento, obter ainda referências importantes de como empresas que atuam no mesmo segmento estão atuando, com a pesquisa, sua empresa ainda poderá sair à frente da concorrência, pois novas tendências serão descobertas.

Além disso, práticas de sucesso já estabelecidas por serem usadas como modelo e, ainda, a forma de abordagem atual poderá passar por melhorias.

 

Saiba quais são os tipos de benchmarking existentes

Existem diversos tipos de benchmarking, conhecer cada um deles é fundamental, pois só assim sua empresa saberá escolher a modalidade certa.

Se o seu objetivo é ter como parâmetro a concorrência, o competitivo é a modalidade acertada, pois por meio dele, sua empresa saberá como seu produto ou serviço se posiciona e quem disputa com você os clientes.

Recorrer a dados oficiais e que foram divulgados de forma ampla são a melhor escolha, por isso aposte em fontes como crescimento do concorrente e o faturamento dele.

Fazer uso do benchmarking genérico consiste em uma forma de comparar para buscar pontos em que sua empresa precisa melhor, porém nesse caso, a comparação não precisa ser feita com companhias que disputam mercado com você, mas devem ser usadas aquelas que possuem processos parecidos.

Como o próprio nome já diz, o funcional consiste em executar uma busca por etapas que podem ser aplicadas em qualquer companhia sem a necessidade de serem parecidas ou que estejam disputando os mesmos clientes. Como exemplo, podemos citar a gestão financeira, porque ela é necessária em todas as empresas.

Assim como no anterior, o nome do tipo já se explica, pois o interno observa como setores de determinado empreendimento se comportam e nesse caso, serão comparados temas como produtividade e demais resultados.

Por fim, o de cooperação é um acordo que duas empresas firmam com o objetivo de compartilharem as suas experiências e juntas poderão crescer. Ficou interessado em saber mais sobre benchmarking?

Então, entre em contato com a nossa equipe, nós podemos te ajudar a se destacar em um mercado tão competitivo.  

 


 

Escreva um comentário:

 

Comentários cadastrados:

 

Nenhum comentário cadastrado

CADASTRE-SE
RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS