Estamos em meio a uma revolução tecnológica, com mudanças diárias e decisões que se baseiam em feeling, por falta de dados concretos. Em geral, as pessoas adotam regras encima das tendências, mas nem sempre acertam.
A tendência do momento é o mobile, mas é certo que muito se fala e pouco se sabe como é o real comportamento das pessoas que utilizam smartphones.
O Google fez uma pesquisa sobre os hábitos de pessoas que utilizam esses aparelhos e para surpresa de todos descobriu que a maior parte delas não utiliza seus smartphones nas ruas com acesso 3G como era de se imaginar.
Países como Brasil, China, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos foram selecionados para a pesquisa. E em todos os países, o acesso mais utilizado é de casa!
No Brasil, os acessos ficaram na seguinte ordem:
1º lugar: casa
2º lugar: trabalho
3º lugar: em uma loja
4ª lugar: andando
5º lugar: ônibus
6º lugar: cyber café
Analisando esses dados, nota-se que a grande maioria das versões mobile estão cometendo um erro crucial: a redução do conteúdo.
A experiência do usuário com o conteúdo do site através de um design atrativo e organizado deve ser levada em consideração. E geralmente o acesso de casa ou do trabalho é feito utilizando uma boa conexão wireless. Portanto, não é necessário esconder ou reduzir o conteúdo achando que seus visitantes não terão condições de acessar.
Agora é a hora de conhecer mais o padrão dos consumidores que utilizam smartphones para investir parte da verba de marketing em interação e usabilidade.