Se o desejo da sua empresa é definir estratégias de comunicação na web é fundamental monitorar o que estão falando sobre a sua marca nas mídias e redes sociais. Só com esse diagnóstico de imagem é possível gerenciar a participação corporativa nas redes sociais. Conheça o cenário em questão para traçar ações.
Há duas formas de descobrir o buzz online da sua marca: através de ferramentas pagas ou por meio de programas gratuitos de monitoramento. Se o orçamento permitir, opte pelas pagas, pois são as melhores, mais completa, seguras, e agrupam em uma única plataforma funcionalidades às quais só terá acesso se utilizar várias ferramentas gratuitas ao mesmo tempo. Além de permitir a geração de alertas e de gráficos mais consistentes, e diminuir o risco de perder os dados por descontiuidade do programa.
Se não é o momento de disponibilizar uma verba para contratar um software, há centenas de opções gratuitas, o que só dificulta na hora de saber quais são realmente interessantes.Para ajudar, listamos as 10 ferramentas não pagas que podem, de fato, auxiliar a entender o alcance da empresa nas redes sociais, conhecer seu público-alvo e gerar conteúdo capaz de engajar esses usuários.
Após definir a palavra a ser monitorada, pesquisa menções em várias redes sociais, possibilitando filtrar as mais interessantes. Disponibiliza um resultado completo, com top users, top keywords e top hashtags. Mostra também há quanto tempo o último usuário mencionou a palavra escolhida.
Tem interface agradável e a pesquisa é fácil de ser realizada. Faz busca simples e linka as menções com os comentários diretamente nas redes em que foram postadas.
Monitora o Facebook e o Twitter, e é possível visualizar o nome e a foto de quem fez a menção na internet. A vantagem é que você pode subscrever as menções e recebê-las por e-mail ou acessá-las em algum leitor de feed RSS.
É reestrita a rastrear só o Facebook, mas mostra o que seus fãs estão curtindo. É possível conhecer melhor o público-alvo da empresa e ajustar o conteúdo de acordo com as preferências dos fãs.
Tem interface semelhante ao Google, monitora também o Google+, o que faz toda a diferença, pois ainda são poucas as ferramentas que monitoram essa plataforma. Apresenta uma lista com os posts originados na última hora, no último dia e na última semana.
Mostra quantas pessoas foram atingidas pelos tweets gerados acerca do termo pesquisado. Expõe os dados em gráficos, mostra quantas replies e RTs foram dados e lista os comentários que geraram as estatísticas. A desvantagem é que só analisa os últimos 50 tweets.
Lista as hashtags e os assuntos mais comentados no Twitter. Pode ser usada para gerar conteúdo e alcançar novos seguidores.
Mostra o horário e dia da semana em que seus usuários ficam mais tempo online. Boa ferramenta para ajudar a definir os horários de inserção do conteúdo da empresa no Twitter. É necessário estar logado no microblog para acessar a ferramenta.
Monitora as empresas concorrentes, o que é fundamental na definição de estratégias de mídias sociais. Possibilita ao usuário comparar dois ou mais perfis no Twitter, mostrando média de novos seguidores, de postagens diária, entre outras coisas.
Mede a influência dos comentários de um determinado usuário e tem a vantagem de ser simples, o que o diferencia das demais ferramentas com funções similares. Diferentemente do Klout Score, não exige cadastro e tem a base de pesquisa maior do que o PeerIndex. É uma ferramenta importante na hora de definir que tipo de resposta o usuário reclamante terá.