Antes de responder a essas perguntas, é muito importante dizer que há pesquisas recentes e projeções revelando que cerca de 75% dos brasileiros acessam a Internet via dispositivos móveis no ano de 2017. E quanto mais lento for o carregamento da sua página, maior será o número de visitantes que desistem de esperar para navegar no seu conteúdo.
Agora sim, AMP é uma sigla que significa Accelerated Mobile Pages. Traduzindo para o nosso mundo, significa que são páginas de websites otimizadas para que tenham um carregamento mais simplificado e rápido quando acessadas via tablets e celulares.
Uma página AMP prioriza a velocidade do carregamento da página através de uma arquitetura dividida em 3 diferentes configurações:
Para saber se uma página do resultado de buscas está com AMP configurado basta verificar se ela está marcada com a sua sigla. Se estiver, basta clicar no resultado e a versão simplificada será carregada de maneira quase instantânea.
Quando configurada, a página AMP torna-se uma segunda versão da página, duplicando o conteúdo original. Para evitar conteúdo duplicado é preciso incluir uma tag específica na versão em AMP, assim como uma marcação no código da página original. Dessa forma, o Google saberá distinguir a versão original da versão AMP.
A tecnologia pode ser aplicada em qualquer página, de blogs a e-commerces, de receitas a notícias. Para configurar e validar o AMP HTML em sua página, consulte-nos.